A Uva do Mato é uma trepadeira perene, de textura semi-herbácea, própria para a decoração de ambientes internos. A Uva do Mato apresenta caule ramificado, com ramos delgados, de cor castanha, recobertos de pelos e dotados de gavinhas para fixação.
As folhas são compostas, com três folíolos de formato rômbico e margens denteadas. Popularmente as Suco da Uva do Mato são usadas externamente contra reumatismo, abscessos e o chá preparado com as Suco da Uva do Mato podem ser indicados para inflamação muscular, e também em caso de pressão baixa, já que a planta ativa a circulação sanguínea. Também pode ser usada no tratamento da convulsão e doenças do coração.
Benefícios do Suco da Uva do Mato:
1 Benefícios do Suco da Uva do Mato Ajuda a Tratar o Derrame:
Outro benefício dos antioxidantes presentes no Suco da Uva do Mato está relacionado ao cérebro. Segundo apontam alguns estudos estas substâncias são eficazes na prevenção de danos cerebrais causados pela oclusão de artérias cerebrais, como derrames.
2 Melhora a Saúde dos Rins:
O Suco da Uva do Mato também possui substâncias antibacterianas encontradas na sua casca. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rins.
3 Benefícios do Suco da Uva do Mato Ajuda a Tratar Hemorroidas:
Como tem muitos nutrientes benéficos, o Suco da Uva do Mato pode ser usada como uma cura natural para hemorroidas. Isso pode ser atribuído à presença de clorofila, fibra, vitaminas e minerais que provaram ser extremamente eficaz no tratamento de hemorroidas.
4 Melhora a Circulação Sanguínea:
Além de favorecer a circulação sanguínea e fortalecer o coração, o consumo regular do Suco da Uva do Mato contribui para diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o índice de colesterol bom (HDL). Este fator é fundamental para promover tanto a saúde do coração quanto a do organismo como um todo.
5 Benefícios do Suco da Uva do Mato Promove a Saúde do Coração:
O Suco da Uva do Mato desempenha um papel essencial para a saúde do sistema cardiovascular, atuando na melhora da circulação sanguínea e também diminuindo a incidência de doenças coronárias.
6 Ajuda a Controlar a Pressão Arterial:
O Suco da Uva do Mato também contém elementos minerais essenciais. Entre eles, o Potássio e o teor de Cálcio é especialmente elevado. Potássio envolvida em proteínas, hidratos de carbono e metabolismo de energia e transporte de materiais, contribuem para a prevenção e pressão arterial.
7 Benefícios do Suco da Uva do Mato Para Tratar Reumatismo:
Outro dos benefícios relacionados ao consumo do Suco da Uva do Mato está o fato de ela combater os efeitos causados pelo reumatismo e pela artrite, doenças que afetam milhões de pessoas em todo mundo.
8 Uva do Mato Para Tratar Cólicas:
O Suco da Uva do Mato irá ajudar a combater as cólicas menstruais. Isso devido aos altos níveis de vitaminas, carboidratos, proteínas, fibras.
9 Benefícios do Suco da Uva do Mato Para Prevenir Diabetes:
De acordo com estudos realizados o Suco da Uva do Mato é eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, o seu consumo regular pode ser útil na prevenção da diabetes de tipo 2.
Uma vez que um baixo teor calórico e com muita fibra alimentar, é uma adição saudável na dieta de pessoas com diabetes. Estudos com animais também descobriram propriedades anti-obesidade da casca da jabuticaba.
10 Melhora as Funções Cognitivas:
O Suco da Uva-do-Mato contribuir na melhora das funções cognitivas. As funções Cognitivas são as habilidades do nosso cérebro que podem ser divididas em grandes grupos: memória, percepção, linguagem, funções executivas (raciocínio, planejamento, monitoramento), atenção e praxia (habilidade de realizar movimentos complexos).
Plantio da Uva do Mato:
Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz abundante difusa, em substrato bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta típica de clima subtropical, viceja melhor em locais de verão não muito quentes e aprecia o frio invernal para hibernar.
Não tolerante a geadas. As fertilizações bimestrais durante o crescimento vegetativo estimulam o desenvolvimento de uma folhagem brilhante e saudável. Multiplica-se por estacas postas a enraizar em local protegido, no período da primavera.