A Umeboshi ou Umê é uma ameixa japonesa, consumida desde os antigos orientais que atribuiam a vida longa e sadia das mulheres orientais ao consumo diário de uma ameixa.
Antigos afirmam que a hora do chá dos idosos consistia em umeboshi e chá, isso que retardava o envelhecimento e contribuía para longevidade.
É costume consumi-la em conserva, apresentando um sabor salgado (por ser em conserva) e levemente ácido, utilizado como uso medicinal, sendo associados a uma vida saudável. Contém diversos compostos fenólicos que são considerados antioxidantes e anticancerígenos.
Seu efeito antioxidante reduz ou previne o aparecimento de radicais livres que causam danos celulares.
O excesso de radicais livres presentes no organismo leva ao estresse oxidativo, que por sua vez está relacionado ao envelhecimento e a uma série de doenças degenerativas.
Muitos estudos associam o consumo do Umeboshi à prevenção de doenças crônicas (Hipertensão, Aterosclerose, Diabetes…) melhorando fluidez sanguínea, inibindo agregação plaquetária, reduzindo colesterol e triglicerídeos, entre outros.
Além disso, o Suco de Umeboshi se destaca pela ação antimicrobiana e muitos estudos mostram um efeito positivo do uso do Umeboshi durante o tratamento da gastrite. Alguns dizem inibir a proliferação do H.Pylori, outros dizem melhorar sintomas como dispepsia (dor ou um mal-estar na parte alta do abdómen ou no peito que muitas vezes é descrita como ter gases, sensação de estar cheio ou como uma dor corrosiva ou urgente (ardor)) e até reduzir inflamação da mucosa.
Claro que só o uso dessa ameixas não é garantia que uma pessoa não terá alguma dessas doenças, mas poderia ser indicado em associação a uma dieta equilibrada e atividade física. Contudo, devemos tomar cuidado com o excesso ou seu consumo prolongado, uma vez que a maioria dos estudos são em animais e não em humanos.
Valor Nutricional do Suco de Uemeboshi:
Altamente nutritiva, boa fonte de proteínas e minerais. É ainda recomendada, como fonte de ferro, cálcio e fósforo, além de ajudar a aumentar a imunidade, daí então a sua fama de curar.
Apesar de seus valiosos benefícios, pessoas que têm problemas com pressão alta devem tomar cuidado com a sua utilização, pois por serem feitas em conserva com sal, o seu uso deve ser controlado. Em 100 gramas temos:
- Calorias: 33 kcal
- Proteína: 0,9 g
- Gordura: 0,2 g
- Carboidratos: 10,5 g
- Sódio: 8700 mg
- Potássio: 440 mg
- Manganês: 0,23 mg
- Vitamina B1: 0,02 mg
- Vitamina B2: 0,01 mg
- Colesterol: 0 mg
- Fibra alimentar: 3,6 g
- Sal: 22,1 g (hoje em dia menos sal em algumas qualidades de ume)
Benefícios do Suco de Umeboshi:
- Alcaliniza o sangue e mantém o pH em equilíbrio;
- Contém grandes quantidades de minerais alcalinos, tais como ferro, cálcio, magnésio…
- Tem poder anti-séptico e antibiótico;
- Previne o stress, o cansaço e o envelhecimento;
- Alivia a acidez estomacal;
- Acalma problemas intestinais e digestivos;
- Previne o enjoo;
- Combate os vómitos durante a gravidez
- Alivia dores de cabeça, resfriados e gripes
O Suco de Umeboshi Famosa pela cura ou alívio de inúmeros males como: dores de cabeça, enxaqueca, diarréia, azia, dores de estômago, prisão de ventre, enjoo, infecções, gripes e resfriados.
Os órgãos do nosso corpo mais beneficiados pela ingestão do umeboshi são o fígado, vesícula biliar (vinagre de umeboshi, ameixas de umeboshi), rins e bexiga (massa ou vinagre de umeboshi). Sem dúvida que o umeboshi é um condimento natural e a tradução literal de umeboshi é ume (ameixas) e boshi (seca).
O folclore japonês atribui propriedades medicinais ao Suco de Umeboshi , que é dado como remédio para gripes e resfriados.
Os japoneses dizem que colocar Umeboshi no arroz vai inibir as bactérias e também ajuda na digestão. É também dito como alimento saudável apesar de ser muito salgado.
Conta a história antiga que umeboshi foi usado pelos samurais para combater a fadiga das batalhas. Nos tempos modernos, recomenda-se umeboshi para combater o natsu batten (cansaço e fadiga do rigoroso verão japonês), e formatos como balas, embrulhadas individualmente são facilmente encontradas nos supermercados e lojas de conveniência.
Este estilo japonês de consumir o umeboshi é considerado bom para a digestão, prevenção de náuseas e de toxicidade sistêmica, incluindo ressacas. O ácido cítrico é reinvidicada a agir como um agente antibacteriano, ajudando a aumentar a produção de saliva e digestão do arroz.
Receita de Xarope de Umeboshi:
Ingredientes:
- Verde (verde) ume ameixa 1kg
- Açucar 1kg
- Recipiente de vidro estéril
- garfo ou palito
- Açúcar de rocha, açúcar cristalino ou seu açúcar favorito. (No meu caso, o mais barato!)
Modo de Preparo:
- Mergulhe suavemente em água
- Mergulhe na água por 6 a 8 horas para remover o Aku (amargor), um passo que pulei mais de uma vez.
- Escorra bem e retire o caule com cuidado, usando o espeto de bambu (ou garfo ou palito).
- Usando o mesmo espeto para furar as ameixas a cada centímetro.
- no frasco estéril, colocar o açúcar e ameixas alternadamente com o açúcar ser camada superior.
- Coloque em um lugar escuro e fresco, onde a garrafa não será derrubada.
Malefícios do Suco de Umeboshi:
Oxalatos: Eles contêm oxalatos que podem se acumular e cristalizar, resultando em problemas de saúde, como complicações nos rins ou na vesícula biliar. Pessoas que já estão sofrendo de tais condições devem evitar o uso de ameixas.
Sulfitos: Secada ameixas ou ameixas são tratados com sulfitos para impedir que a oxidação de fenóis em que as ameixas pode escurecer o fruto e transformá-lo castanho.
As pessoas que têm sensibilidade em relação aos sulfitos devem ter cuidado com a ingestão de ameixas, pois podem desencadear reações alérgicas, incluindo ataques anafiláticos graves.
Tumor carcinóide: Os tumores carcinóides elevam os níveis de serotonina no sangue e as ameixas contêm uma quantidade substancial de serotonina. O consumo de ameixas antes do teste de diagnóstico para tumores carcinóides pode resultar em um resultado falso-positivo.