Umeboshi fruta: origem, como usar, benefícios e malefícios
A Umeboshi (Prunus mume) é uma planta medicinal também conhecida umezeiro, como ameixa-ume, ameixa-umebosh, ameixa-chinesa, abricó-japonês, chinese plum (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence a família Rosaceae.
A fruta também reduz a formação de ácido lático e alivia a constipação, vez que o ácido málico da ameixa auxilia o intestino grosso e ajuda na evacuação. Comer ameixa estimula a secreção do hormônio da glândula parótida, o que pode retardar o envelhecimento.
Umeboshi é uma ameixa originária da China, preparada e curtida no sal. É um alimento muito rico e com muitos benefícios. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a Umeboshi é desintoxicante, harmoniza a função digestiva e intestinal e fortalece a energia do pulmão.
Possui sabor picante, azedo e salgado e é muito utilizada na culinária japonesa e macrobiótica para realçar sabor em arroz, no bentô (refeição japonesa) e como complemento no chá verde. Também utilizadas nas marmitas pois ajudam em sua conservação devido às propriedades anti-sépticas que possui. Então, confira Umeboshi – Origem, Benefícios e Como Usar:
Benefícios da Umeboshi:
Essa fruta acaba com a inflamação que causa celulite, tem ação antioxidante que elimina as sujeiras do corpo de forma significativa elimina a retenção de líquidos, acelera o metabolismo fazendo seu organismo trabalhar mais rápido, oferecendo mais energia para cumprir suas tarefas diárias, alivia dor de cabeça e previne o enjoo.
Diminui o stress e o cansaço, melhora aparência da pele e previne o envelhecimento precoce, é rico em ferro, magnésio, cálcio e minerais são vitaminas essenciais na vida das pessoas que desejam ter boa saúde, melhora o sistema digestivo acabando com o congestionamento estomacal.
Especialmente se recomenda o uso do fruto em casos de:
- falta de apetite, diarreia, obstipação e náuseas
- Intoxicação alimentar ou medicamentosa
- Resfriados e gripes
- Estresse, fadiga física e mental
Como Usar a Umeboshi:
Com o consumo rotineiro deste fruto você vai beneficiar, principalmente, o seu fígado, vesícula biliar, rins e bexiga mas também obterá importantes quantidades de minerais alcalinos como ferro, cálcio e magnésio.
Ingredientes:
- umes (Prunus mumes)
- folhas de shissô (Perilla frutescens var. japonica)
- sal
Modo de Preparo:
- lave e seque as frutas e deixe-as em uma bacia com sal (a quantidade de sal a ser usada variará de 10 a 15% do peso das frutas)
- prense as frutas no sal com uma tábua – sairá bastante líquido portanto, tenha espaço na vasilha para este
- deixe as umes prensadas por um mês inteiro
- após esse tempo, acrescente as folhas de shissô amassadas e trituradas, bem misturadas na conserva
- coloque toda a conserva em um vidro com tampa, em local escuro, por um ano, no mínimo (algumas receitas indicam 2 anos – a diferença ocorre por conta da temperatura ambiente que acelera ou retarda o processo de fermentação).
Experimente comer o seu Umeboshi (uma só por refeição é suficiente) picadinha e misturada com o arroz – é como eu mais gosto.