O Velame do Campo possui ricas propriedades que são importantes para saúde do corpo humano. O Velame do Campo é uma planta arbustiva que pode chegar a alcançar uma altura entre três e quatro metros. Suas folhas são alternas e ovais, e possuem pelos finos, curtos e macios.
Suas flores surgem em formato de espigas, brancas nas pontas, aromáticas e, assim como as folhas, peludas. Seu fruto é uma cápsula com três lojas, sendo que cada uma delas possui um caroço.
O Velame do Campo é um arbusto brasileiro rústico e resistente, com folhas simples opostas que têm uma camada de pelos finos, curtos e macios; as suas flores apresentam-se isoladas ou não. Cada flor produz dois frutos alongados de coloração verde-avermelhados.
Origem do Velame do Campo:
Da família das Euphorbiaceae, a planta também pode ser conhecida como cróton campestre, velame do mato, e Velame do Campo de minas. A árvore é nativa da flora brasileira, podendo aparecer em todo o país, mas principalmente nas regiões sudeste e nordeste. A erva Velame do Campo pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.
Esta planta é nativa da flora brasileira, sendo comum nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e chegando até o Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso. Cresce em campos limpos e cerrados. O Velame do Campo gosta de solos ácidos, bem drenados, locais ventilados e com muita luz.
Propriedades do Velame do Campo:
Entre as principais propriedades do Velame do Campo, está a sua ação: depurativa, desobstruente, diurética. Por isso, ele é indicado para: afecção da pele, artrite, blenorragia crônica, doença venérea, eczema, gota úrica, sífilis, herpes, impingem, ingurgitamento ganglionar, palpitação do coração , pele, reumatismo, vesícula.
Tem tradição de uso na medicina popular. Faz parte da farmácia Homeopática. Então, confira agora os Benefícios do Velame do Campo Para Saúde:
Benefícios do Velame do Campo Para Saúde:
As folhas e as raízes da Velame do Campo são usados no tratamento das seguintes doenças e complicações :
- Reumatismo;
- Afecções venéreas;
- Catarros da bexiga;
- Caquexia;
- Herpes
- Eczema;
- Escrofulose;
- Impinges;
- Problemas de pele;
- Blenorragia crônica;
- Ingurgitamento ganglionar;
- Elefantíase;
- Reumatismo;
- Epilepsia;
- Erisipela;
- Gota úrica;
- Artrite;
- Vesícula;
- Doença venérea;
- Palpitação do coração;
- Sífilis e úlceras;
- Erupções cutâneas (além de se tomar o chá desta planta, aplicam-se as folhas topicamente sob as erupções).
Receita do Chá Velame do Campo:
INGREDIENTES:
- Duas colheres de sopa de velame-do-campo
- 1 litro de água
MODO DE PREPARO:
- Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa da erva para cada litro de água usado.
- Coloque a água em um recipiente, adicione a erva e leve ao fogo. Aguarde alcançar fervura e, em seguida, desligue.
- Mantenha a solução tampada e abafada por cerca de dez minutos e, ao amornar, coe e consuma.
- A dose de consumo indicada é de duas a três xícaras deste chá ao dia.
É recomendado no caso de problemas de pele, que seja feito o uso concomitante do chá tomado, que também deve ser utilizado no preparo de compressas, as compressas também podem ser feitas com as folhas.
Malefícios do Velame do Campo:
Mulheres grávidas ou em período de amamentação, crianças, pessoas com alergia à folhas, raízes, plantas. Pessoas que sofrem com doenças crônicas, também precisam tomar cuidado com a ingestão de chás, pois alguns podem agravar os sintomas da doença.
O mesmo cuidado deve ser tomado por gestantes, já que alguma ervas, quando consumidas em excesso, podem levar ao aborto.