Vitamina B1: o que é, para que serve, deficiência e onde encontrar
A Vitamina B1 atua como uma coenzima em muitas reações, como descarboxilação ou trancetolização.
Essas duas reações intervêm no metabolismo do álcool e no metabolismo dos carboidratos.
Na sua forma de trifosfato de tiamina, esta vitamina tem um papel de neurotransmissor.
Os neurotransmissores são moléculas pequenas que atuam como mensageiros entre células nervosas.
O que é Vitamina B1?
A Vitamina B1 é uma vitamina solúvel em água que significa que tem a capacidade de ser solúvel na água.
Também é chamado de tiamina. Esta foi a primeira vitamina a ser descoberta.
Esta vitamina é termicamente lábil, o que significa que é sensível ao calor.
Alimentos ricos em Vitamina B1
Facilmente encontrada, está presente em uma grande variedade de alimentos.
Também é possível obter através de suplementos encontrados em farmácias, casas de produtos naturais e lojas de produtos para treinos. a seguir veja alguns alimentos ricos em vitamina B1:
- Fontes animais: carne de porco, fígado, atum e salmão;
- Cereais integrais: centeio, gérmen de trigo, aveia, quinoa e amaranto;
- Vegetais folhosos: espinafre, couve, acelga, agrião e almeirão;
- Leguminosas: feijão, grão de bico, ervilha, soja e amendoim;
- Frutas oleaginosas: Castanha do Pará, amêndoas e castanha de caju.
Sendo assim confira agora os Benefícios da Vitamina B1 Para Saúde:
Benefícios da Vitamina B1
1. Possui Ação Antioxidante:
A Vitamina B1 possui ação antioxidante, protegendo o nosso corpo da ação dos radicais livres, nocivas substâncias resultantes de reações químicas que acontecem no interior do nosso corpo. Deste modo.
A vitamina ajuda a nos manter protegido, além de combater os efeitos do envelhecimento, ajudando assim a retardar a degeneração dos órgãos e a proteger a pele dos sinais da idade, como rugas.
2. É boa Para o Coração:
a Vitamina B1 produz e estimula o neurotransmissor acetilcolina, que possibilita que as mensagens dos neurônios sejam transmitidas aos músculos, o que inclui o coração.
Assim, a vitamina proporciona que as funções do coração funcionem de forma regular, protegendo a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos.
3. Ajuda na Perda de Peso:
apesar de indiretamente, a Vitamina B1 é capaz de ajudar na perda do peso, já que a substância ajudar a nutrição a se manter equilibrada por meio de um melhor funcionamento do sistema digestório.
Estimulando o aumento da secreção do ácido clorídrico por meio da ativação de enzimas, a vitamina contribui para a melhor absorção de nutrientes e a fome intensa e o acúmulo de gordura, duas reações de quando o corpo está carente de nutrientes.
4. Contribui Para o Aumento de Massa Muscular:
responsável pela síntese de glóbulos vermelhos, a Vitamina B1 contribui para o aumento de massa magra, já que os músculos recebem a quantidade necessária de oxigênio.
Ainda que de forma indireta, este processo possibilita o aumento de ganho de massa magra, já que os treinos de resistência são executados de forma melhor.
5. É boa Para a Saúde Ocular:
no que diz respeito à visão, os níveis de Vitamina B1 parecem estar relacionados à catarata, já que esta doença ocorre em menor número naqueles que consomem níveis adequados de Vitamina B1.
Este fator indica que pelo menos a Vitamina B1 proporciona o retardamento do desenvolvimento da catarata.
6. Melhora a Digestão:
a nossa digestão é beneficiada pela vitamina B1 por esta estimular a secreção do ácido clorídrico.
Quando presente em quantidades adequadas, o ácido clorídrico contribui para que os nutrientes sejam melhor absorvidos, além de reduzir os problemas de digestão.
Deficiência da Vitamina B1
Por causa do papel central da Vitamina B1 para o metabolismo energético, a deficiência deste nutriente prejudica quase todas as funções importantes no corpo.
Deficiência grave e prolongada de Vitamina B1 afeta o sistema nervoso, o coração e a função digestiva, dentre outras áreas.
O beribéri é uma doença nutricional causada por uma grande carência de tiamina no organismo, resultando em fraqueza muscular, problemas gastrointestinais, dificuldades respiratórias, perda de sensibilidade dos pés e mãos, confusão mental e até paralisia.